quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Os fins não justificam os meios

“O princípio de que os fins justificam os meios é, na ética individualista, considerado a negação de toda moral. Na ética coletivista torna-se necessariamente a regra suprema.” Friedrich August von Hayek

A campanha política do PT para presidente é baseada principalmente na mentira e no terror. Até hoje não foi apresentado plano de governo, isto mesmo, o PT não tem plano de governo. Por que não? Porque assim seu cinismo estaria escancarado. O partido não pode dizer em seu plano que irá combater a inflação porque segundo Dilma, a despeito de todos os fatos, isto significa desemprego. Mas  ela também não pode dizer que não vai combatê-la, todos no Brasil sabem o mal que ela traz. A presidente demitiu o atual ministro da fazenda e não anunciou seu possível sucessor caso seja eleita. Por quê? Se ela escolhe um ministro ligado ao Mantega estaria indicando claramente que sua desastrosa política econômica, que nos conduziu a estagflação, irá continuar. Se escolhe alguém com perfil mais próximo de Armínio Fraga estaria mostrando a todos que suas críticas ao escolhido por Aécio são mentirosas. Ora, neste caso melhor não publicar plano de governo. No entanto, não se comprometer com nada, não ter a honradez de dizer abertamente o que pretende fazer caso eleita são também formas de estelionato eleitoral.

As mentiras (AQUIAQUI, AQUI, AQUI, etc) proferidas pelo PT nesta campanha chegaram ao ponto de Lula chamar o PSDB de nazista. Qual mensagem queremos passar para a sociedade? Que vale tudo para chegar ao poder? Os brasileiros adoram reclamar do Brasil, reclamar dos políticos, mas vamos continuar votando em um partido que mente abertamente no intuito de chegar ao poder? Isto não seria a "negação de toda moral"? Como vamos construir um país melhor elegendo um presidente que não se compromete com um plano de governo e que constroi sua campanha com mentiras e terrorismo?

Eventuais discordâncias com o plano de governo tucano não podem ser maiores que nossos valores morais. É impossível construir um país melhor elegendo políticos que não possuem nenhum valor moral, nenhum compromisso com a verdade e que são incapazes de se comprometer com um plano de governo.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Por que não vou votar no PT dia 26

As pessoas possuem uma ideologia política que acreditam ser a melhor  para seu país. No entanto, muitas vezes não conseguem fazer uma análise crítica, embasada na razão, dos governos que estão no poder.

Não é intuito deste texto discutir nenhuma ideologia política. O intuito é mostrar que precisamos dizer que não compactuamos com determinadas atitudes por parte dos políticos, independente de seu partido ou sua ideologia.

Em uma democracia é esperado que os partidos se alternem no poder e que seus erros e acertos sejam avaliados pela população. É durante a eleição que um povo envia sua mensagem para os partidos políticos. A população tira do poder aqueles que não fizeram um bom governo, seja por atitudes tomadas que não concorda, seja por acreditar que os governantes não conseguiram dar respostas satisfatórias aos problemas enfrentados.

No dia 26 outubro vamos as urnas eleger o presidente do Brasil para os próximos 4 anos. Vamos dar nossa mensagem aos partidos políticos. É nossa chance de dizer que não apoiamos o uso político das empresas estatais, de dizer que elas devem servir à população e não ao partido no poder. É nossa chance de dizer que um governo que permite altos índices de inflação não deve ser reeleito. É nossa chance de dizer que partidos que não expulsam filiados condenados e presos por corrupção não podem continuar no poder. É nossa chance de dizer que a população brasileira não apoia partidos que financiam ditaduras. É nossa chance de dizer que o brasileiro não vota em quem manipula dados econômicos com intuito de nos enganar. É nossa chance de dizer que não suportamos mais viver em um país que quase 60 mil pessoas morrem assinadas por ano. É nossa chance de dizer que repudiamos um partido que faz o diabo para se eleger.

Se no dia 26 tirarmos o PT do poder vamos enviar esta mensagem para todos os partidos. Caso contrário vamos enviar a mensagem oposta. Se o vencedor não entender essas mensagens devemos, em 2018, tirá-lo do poder. É assim que deve funcionar uma democracia. Nós precisamos tirar do poder quem comete crimes, quem tenta nos ludibriar, quem apoia ditaduras. Se não fizermos isto o Brasil continuará sendo eternamente o país do futuro e da corrupção.

Uma democracia precisa de alternância no poder para amadurecer.